domingo, 17 de maio de 2009

CLÓVIS PEREIRA DOS SANTOS

CLÓVIS PEREIRA DOS SANTOS

Semira Adler Vainsencher
semiraadler@gmail.com
Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco


Na cidade de Caruaru, em Pernambuco, no dia 14 de maio de 1932, nascia Clóvis Pereira dos Santos, filho de Luiz Gonzaga Pereira dos Santos e de Maria do Carmo Santos. Do seu pai, um clarinetista da banda musical Nova Euterpe, ele herdaria a aptidão para a música. E, com ele, ainda, aprenderia a tocar clarineta e realizaria os estudos de teoria musical e de solfejo.

Em 1950, Clóvis foi morar no Recife, onde estudou piano com os professores Manoel Augusto dos Santos e Josefina Aguiar, no Conservatório Pernambucano de Música da Escola de Belas Artes, entidade que faz parte da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E, com o maestro Guerra Peixe, aprendeu harmonia, composição e orquestração. Uma década depois, Clóvis dava aulas de harmonia no III Curso Nacional de Música Sacra, promovido pela UFPE; e, em 1964, ingressava na Orquestra Sinfônica do Recife. Nesse mesmo ano, assumia a função de professor de harmonia, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A convite de Ariano Suassuna, em 1969, Clóvis compôs, para o concerto oficial de lançamento da música armorial, as primeiras obras representativas do Movimento Musical Armorial. E, no ano de 1974, representou o país nos Estados Unidos, através do Fourth International Choir Festival, e excursionou pelas cidades de Nova Iorque e Washington com o Coral Universitário da Paraíba, se apresentando, respectivamente, nos teatros Lincoln Center Performing for the Arts e Kennedy Center.

Convidado pelo governo americano, em 1986, o compositor participou do Seminário para Administradores de Escolas de Música - o Music School Administrators. Nessa ocasião, ele entrou em contato com várias universidades e instituições, e veio a se formar em harmonia moderna e orquestração, na cidade de Boston, nos Estados Unidos.

Cabe ressaltar que Clóvis Pereira dos Santos é membro da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea (SBMC) e professor do Curso de Graduação em Música, da Universidade Federal de Pernambuco. Além disso, o compositor recebeu o segundo prêmio no Concurso Nacional de Composição, da Secretaria de Cultura e Desporto do Estado da Paraíba; e o seu nome foi registrado na 8a. edição da Enciclopédia Britânica, no verbete Who´s Who in Music.

São de autoria de Clóvis Pereira dos Santos as seguintes composições, entre frevos, caboclinhos, maracatus, obras para coro e orquestra, e peças para orquestra sinfônica: Terno de pífanos (1954); Cantiga de roda (1956); Lamento e dança brasileira (1957); Luisinho no frevo (1968); Capiba no frevo (1969); Clovinho no frevo (1970); Aninha no frevo (1971); Três peças nordestinas (1971); Aveloz (1980); Grande missa nordestina; Cantata de Natal; Sete peças breves para piano (1990); Quarteto nº 1 para cordas (1991); Peça para orquestra sinfônica (1991); Rapsódia de ritmos pernambucanos; e Velami para quinteto de cordas (1993). Muitas de suas músicas foram gravadas no Brasil e no exterior.

Pela sua produção musical, o talentoso compositor pernambucano recebeu, ainda, entre outras homenagens, a Medalha do Mérito Educacional (do Governo de Pernambuco); o Troféu Cultura Cidade do Recife; a Medalha de Honra ao Mérito Dezoito de Maio (da Câmara Municipal de Caruaru); e o Diploma Memória Viva do Recife (da Prefeitura da Cidade do Recife).


Fontes consultadas:

BARRETO, José R. Paes; PEREIRA, Margarida M. de Souza; GOMES, Maria José P. Dicionário dos compositores carnavalescos pernambucanos. Recife: Cia. Pacífica, 2001.

CÂMARA, Renato Phaelante da. MPB: compositores pernambucanos: coletânea bio-músico fonográfica, 1920-1995. Recife: Fundaj, Ed. Massangana, 1997. 149 p. (Estudos e pesquisas, 96).


Nenhum comentário:

Postar um comentário