segunda-feira, 18 de maio de 2009

FAROL SALINÓPOLIS, PA

FAROL SALINÓPOLIS (Pará)
Semira Adler Vainsencher
Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco

A inauguração do primeiro farol, que foi construído na foz do rio Pará, data de março de 1852. Tratava-se de uma torre de alvenaria, revestida de tijolos vidrados brancos, e que media 12,50 metros de altura. De acordo com a documentação da época, o alcance luminoso do seu aparelho dióptrico era de 17 milhas náuticas.

Treze anos depois, contudo, a erosão marítima destruiu o farol. Devido à falta de pessoal técnico, somente em 1916, o município de Salinópolis pôde receber a nova obra. O farol, construído a 80 metros do anterior, possuía uma torre dos sistema Mitchel, com 50 metros de altura, e apresentava um tubulão central e estais laterais.

Mas o avanço do mar não tardou a destruir a nova construção. A próxima torre do farol, no entanto, estava localizada em Apeú. Para desmontá-la em seu local de origem e montá-la em Salinópolis, foram necessárias quatro viagens por mar, de 15 dias cada uma delas, a fim de serem transportadas as 140 toneladas de material. O responsável por toda essa operação foi o engenheiro francês Désiré Potárt.

O Farol Salinópolis destaca-se bastante na área urbana do município. Possui 39 metros de altura e representa a última torre do sistema Mitchel que foi montada no Brasil.


Fonte consultada:

SIQUEIRA, Ricardo. Luzes do novo mundo; história dos faróis brasileiros. Fotos Ricardo Siqueira; texto Ney Dantas. Rio de Janeiro: O Autor, 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário